INCM3

Teve hoje lugar, nas instalações do Fórum das Organizações Não Governamentais de Timor-Leste (FONGTIL), a cerimónia de entrega simbólica de livros doados pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, S.A. (INCM) à Unidade de Apoio à Sociedade Civil do Gabinete do Primeiro Ministro (UASC- GPM).

INCM6

INCM7

Esta doação decorreu no âmbito do memorando de entendimento, assinado em setembro do ano passado entre a INCM e a UASC e que visa promover o património comum da língua portuguesa.

As linhas de intervenção do Memorando passam pelo relançamento de um prémio literário, o Prémio Ruy Cinatti, de promoção da Língua e Cultura, a publicação de contos timorenses em português, o apoio a ações culturais junto do Fórum da Sociedade Civil (FONGTIL) e ainda o apoio a bibliotecas timorenses através da oferta de livros.

Neste contexto, a Imprensa Nacional Casa da Moeda ofereceu 77.714 livros, no valor de cerca de 617.000 euros, cuja entrega a diversas instituições da sociedade civil e de ensino público e privado foi hoje formalizado simbolicamente.

INCM2

Adistribuição efetiva dos livros será gradualmente efetuada até ao final do ano a diversas organizações da sociedade civil, Fundações, Centros Culturais, Bibliotecas, Universidades, Escolas e Creches, Congregações e outras instituições eclesiásticas (católicas e protestantes), à Fundação Na-Nur, Escola de Música, ao Arquivo e Museu da Resistência Timorense e Arquivo Nacional, entre outras, incluindo diversas organizações da sociedade civil e Fundações.

INCM4

  • Share