Por ocasião das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas realizou-se em Díli, no dia 9 de junho, a primeira Mostra da Cooperação Portuguesa, organizada pela Embaixada de Portugal e pelo Camões I.P.

MostraCoop1

Com esta Mostra pretendeu-se dar a conhecer ao público timorense a diversidade do apoio da cooperação portuguesa no país, que abrange o setor agrícola, a segurança e defesa, o setor judicial e, predominantemente, o setor da educação.

MostraCoop3

O evento contou com a colaboração e participação das equipas dos projetos, assim como dos principais parceiros de cooperação, nomeadamente o Governo timorense, representado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da União Europeia.

A Sessão de abertura da Mostra contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, Aurélio Guterres, a Vice-Ministra da Educação e Cultura, Lurdes Bessa, o Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, o Vice-Presidente do Camões, Gonçalo Teles Gomes, e a líder do CDS-PP, Assunção Cristas, que se encontrava em Timor-Leste para participação numa conferência sobre a mulher organizada pela Delegação da União Europeia.

MostraCoop2

As relações de cooperação entre Portugal e Timor-Leste iniciaram-se em 1999 e resultam de uma profunda relação histórica entre estes dois países. Timor-Leste tem sido dos principais beneficiários da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) concedida por Portugal, e no período de 2014 a 2017, correspondente ao último Programa Estratégico de Cooperação entre Portugal e Timor-Leste, esta ajuda foi superior a 42 milhões de euros.

  • Share