Baguia

O Embaixador de Portugal, Manuel Gonçalves de Jesus, participou na cerimónia de inauguração do  recuperado Forte de Baguia no passado dia 09 de março, em Baguia, município de Baucau.

Este Forte foi edificado durante o mandato  do Governador José Celestino da Silva (1894 – 1908), e  testemunha a presença da arquitetura portuguesa em Timor. Foi reconstruído sob orientação do Ministério do Turismo, Arte e Cultura.

A inauguração contou com a presença de vários elementos do Governo de Timor-Leste e outras autoridades nacionais e internacionais, a Ministra Interina do Turismo, Arte e Cultura e Secretária de Estado das Artes e Cultura Dra. Maria Isabel de Jesus Ximenes, a Secretária de Estado para o Apoio e Promoção Socio-Económica da Mulher Dra. Veneranda Lemos Martins e o  Presidente da Autoridade do Município de Baucau Dr. António Guterres. No decurso da inauguração, foram efetuadas várias intervenções  relacionadas com o evento,mas também  com o dia internacional da mulher que foi festejado em simultâneo, para além de apresentação de manifestações da cultura timorense.

O Embaixador foi acompanhado  pelo Adido de Defesa da Embaixada, o Coronel Delfim Zambujo das Dores.

Baguia2

  • Share