Este ano comemora-se, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

 A 25 de novembro de 2019, a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, declarou o dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, devido à dimensão internacional da nossa língua comum. Esta é a primeira vez que uma língua não oficial da UNESCO recebe esta distinção. 

É língua oficial nos nove estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e na Região Administrativa Especial da Macau, na China, representando cerca de 3,7% da população mundial. Juntas, as economias dos Estados-membros da CPLP valem cerca de 2.970 milhões de dólares.

 

O português é a língua mais falada no hemisfério sul e a quarta mais falada no mundo.

 São quase 265 milhões de falantes da Língua Portuguesa, espalhados pelos cinco continentes. Segundo previsão da Organização das Nações Unidas, em 2100, serão mais de 500 milhões!

 Apesar do atual contexto não permitir o encontro entre as pessoas, para celebrar esta data, a Embaixada de Portugal em Díli e o Centro Cultural Português não poderiam deixar de, através de outros meios, assinalar o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa.  Ver link Dia Mundial da Língua Portuguesa

 É nossa intenção a valorização da Língua Portuguesa como Língua de Comunidade, de Cultura, de Negócios, de Conhecimento e de Oportunidades. 

 

Uma Língua do Mundo e para o Mundo, que nos une, na diversidade.

 

 

 

 

 

  • Partilhe