Também em Timor-Leste foi celebrado o Dia da Língua Portuguesa, num conjunto de iniciativas que decorreram nos dias 2 a 5 de Maio. Durante 4 dias ouviu-se poesia, música e contos em Português.

SemanaLP22

No dia 2, na cerimónia de abertura, que contou com a intervenção de S. Exa. o Embaixador de Portugal e de S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste, foi apresentado um espetáculo de música e poesia pelos alunos da Escola Portuguesa, Centros de Aprendizagem e Formação Escolas (CAFE) e Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima. 

SemanaLP23

SemanaLP16

No dia seguinte, a conferência “Ensino da Língua Portuguesa: Conquistas, Desafios, Alianças”, realizada no Arquivo & Museu da Resistência Timorense, permitiu aos cerca de 200 participantes, a oportunidade de ouvir os coordenadores, docentes e alunos dos projetos da cooperação portuguesa em Timor-Leste no sector da educação: Consultório de Língua Portuguesa para Jornalistas, CAFE, Escola Portuguesa, Formar Mais e Projeto de Capacitação em Língua Portuguesa na UNTL. Tiveram também palavra a Diretora do Departamento da Língua Portuguesa da UNTL, o Diretor da Direção Nacional de Estatística e S. Exa. a Sra. Vice-Ministra da Educação e Cultura, dando conta da perspetiva de Timor-Leste sobre as Conquistas, Desafios e Alianças do ensino da língua portuguesa em Timor-Leste.

SemanaLP25

No dia 4 foram promovidas, para alunos e professores, as oficinas “Técnicas para contar estórias na sala de aula” e “A Arte de Contar Histórias”. Neste dia foi realizada, igualmente, a oficina “Estórias para ouvir e sentir” dirigida a invisuais, tendo permitindo a integração de um público com raro acesso aos livros.

SemanaLP21

No dia 5 de Maio cerca de 300 crianças visitaram o Centro Cultural Português para ouvir “Contos de Cá e de Lá”, “Blimundo e Vento Norte”.

SemanaLP6

A música foi da responsabilidade dos “3 Bairros”, banda portuguesa que no dia 4 de Maio apresentou um espetáculo de grande qualidade e beleza, bem como da “Banda Mix Brasil”, que na tarde do dia 5 encerrou a Semana da Língua Portuguesa, com sons do reportório da música popular brasileira. 

SemanaLP7

Ainda neste âmbito teve início no passado dia 12 o Ciclo de Cinema: DOC Tv CPLP II e PALOP-TL UE, com os filmes “Percursos”, “Do Outro lado do Mundo” e “Por Parte do Pai”. A exibição deste Ciclo decorre na Fundação Oriente entre 12 de maio e 7 de julho.

A Semana da Língua Portuguesa foi promovida pelo Centro Cultural Português de Díli | Camões I.P, com o apoio da Embaixada do Brasil; Fundação Oriente; Arquivo & Museu da Resistência Timorense, Escola Portuguesa Ruy Cinatti, Universidade Timor Lorosa’e, Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima, Projeto CAFE e Projeto Formar Mais. Contou também com os patrocínios do Hotel Novo Turismo e da Timor Telecom.

O programa de “Comemoração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP 2018” teve como objetivo ser lúdico e formativo, tendo sabido combinar atividades de significativo interesse, envolver os parceiros e integrar novos públicos.

  • Partilhe