GCCA Sândalo1

Por ocasião do Dia Nacional do Sândalo e das Florestas, no dia 13 de janeiro, a equipa do Programa “Global Climate Change Alliance -Timor-Leste”(GCCA-TL) em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pescas, organizaram uma atividade de plantação de árvores de Sândalo em Loes, no Município de Liquiça.

GCCA Sândalo2

O Sândalo (Santalum album) é considerado uma planta emblemática de Timor-Leste, sendo parte do Património ambiental do país, tendo um papel preponderante na preservação da sua biodiversidade. No entanto, em resultado do seu valor económico, o Sândalo tem sido objeto de exploração económica, resultando na diminuição do número de árvores existentes no país.

Com esta atividade a equipa do GCCA e o Ministério da Agricultura e Pescas quiseram assinalar a importância da Sândalo, sensibilizando a população timorense para a necessidade de diversificar, aumentar e proteger o património florestal do país, e particularmente os povoamentos de sândalo.

O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal em Díli, José Machado Vieira, o Director Geral das Florestas, Café e Plantas Industriais, Manuel Mendes, o Administrador do Município de Liquiçá, Domingos dos Santos Conceição, o Diretor da Direção Municipal dos Serviços de Agricultura de Liquiçá, Mário da Silva, o Coordenador de País da GIZ, Frank Karl – Heinz e o Gestor de projetos da DUE para o setor da agricultura, Paolo Toselli assim como de vários habitantes das zonas abrangidas pelo programa.

GCCA Sândalo3

O “Global Climate Change Alliance”, é um programa implementado pelo Camões I.P., em conjunto com a GIZ, e co-financiado pela União Europeia. Para mais informações sobre este evento e sobre o Programa consulte: http://www.gccatl.eu/

  • Partilhe