WhatsApp Image 2023 08 02 at 12.39.08 1

 

No dia 25 de julho, o Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli passou a designar-se "Centro Cultural Jorge Sampaio", em homenagem ao estadista português Jorge Sampaio, que teve um papel determinante na defesa da causa da autodeterminação de Timor-Leste.

De acordo com o Despacho n.º 7673-C/2023, de 21 de julho de 2023, dos Gabinetes da Ministra da Presidência e dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças da República Portuguesa, que procede à alteração da designação do Centro Cultural Português em Díli, "O antigo Presidente da República Jorge Sampaio teve um papel fulcral e decisivo na defesa e visibilidade da causa da independência de Timor-Leste no seio da comunidade internacional, promovendo ativamente a consagração do direito à autodeterminação do povo timorense e o pleno respeito das suas liberdades e direitos fundamentais. O valioso contributo do Presidente Jorge Sampaio em prol da resistência contra a dominação estrangeira e da luta pela independência de Timor-Leste é amplamente reconhecido e valorizado pelo povo de Timor-Leste, bem como pela comunidade internacional em geral".

O descerrar da placa com a nova designação do Centro Cultural teve lugar na tarde do passado dia 25 de julho, por ocasião da visita a Timor-Leste, de S. Ex.ª o Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com a ilustre presença do Presidente da República José Ramos-Horta, em evento reunindo a comunidade portuguesa, luso timorense e amigos de Portugal,  incluindo ainda convidados do Parlamento Nacional e Governo de Timor-Leste, ex-titulares e corpo diplomático.

Na mesma ocasião, foi inaugurada uma exposição com fotografias do homenageado no contexto da sua relação com a causa de Timor-Leste, seus líderes e populações timorenses e que estará patente no Centro Cultural Jorge Sampaio até ao dia 4 de setembro.

  • Partilhe