Realizou-se, no dia 25 de julho de 2020, a cerimónia de inauguração da Clínica Madre Cecília dos Santos, em Maliana, Timor-Leste, da Fundação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, congregação portuguesa estabelecida em Timor-Leste desde 2011.

 

maliana2

 

Esta cerimónia contou com a presença do ex-Presidente da República de Timor-Leste, Xanana Gusmão, do Bispo de Maliana, Norberto do Amaral, da Diretora-Geral dos Serviços da Saúde, Odete Viegas, do Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira e da Adida para a Cooperação, Cristina Faustino.

O projeto “Cuidados de Saúde à População”, apresentado pela Fundação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima, obteve o financiamento máximo no âmbito da 1.ª edição de 2020 do Fundo dos Pequenos Projetos da Embaixada de Portugal em Díli, no valor de cinco mil dólares.

 

cinica maliana

O cofinanciamento do Fundo da Embaixada de Portugal e da Cooperação Portuguesa permitiu a aquisição de equipamento destinado à sala de partos desta nova Clínica, e que, assim, se prevê que sejam apoiadas, mensalmente, cerca de 50 mulheres e seus filhos.

Este projeto, com uma forte componente de cariz social e de grande impacto na comunidade local, será um apoio fundamental às infraestruturas de Saúde locais, na sua capacidade de resposta às necessidades da população de cerca de 6000 pessoas, focada, maioritariamente, na prestação de cuidados materno-infantis.

 

 

 

 

 

  • Partilhe